" A inquietude não deve ser negada, mas remetida para novos horizontes e se tornar nosso próprio horizonte."
Edgar Morin

domingo, 24 de outubro de 2010

Atualidades podem cair em mais de uma disciplina cobrada no vestibular


Faltando pouco mais de um mês para a primeira fase dos principais vestibulares do país, as universidades já estão na fase final do processo de elaboração das provas. Enquanto isso, professores tentam "prever" os assuntos ou fatos que mais marcaram o Brasil e o mundo de janeiro até agora e que podem estar entre as atualidades cobradas nas provas.
Fuvest tem mais de 130 mil inscritos para vestibular 2011. Próximo Enem vai selecionar 92 mil vagas para federais USP vai reavaliar currículos e pode eliminar cursos.
A lista, além de mudar todos os anos, é enorme. Ficar atento a grandes temas pode ajudar a "cobrir" as possibilidades, dizem os professores. Entre as dicas de Samuel Robes Loureiro, do Cursinho do XI, por exemplo, estão os desastres naturais --reforçados pelos terremotos do Haiti e do Chile e as fortes chuvas no Paquistão--, as pandemias e epidemias, além das questões ambientais.
Apesar de serem marcados pela questão histórica, esses fatos podem muito bem dar origem a testes de química, geografia ou português, principalmente nas provas interdisciplinares, como a do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
"A construção de grandes hidrelétricas, como as de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte, pode fazer com que caiam questões sobre energia [cobradas em física] e impactos ambientais [conteúdos de biologia]", explica Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante. Fonte: Folha.Com

Alem dos acontecimentos citados acima pelo professor nao percam a atencao sobre a magnifica historia e a comemoracao dos 70 anos de reinado do Rei Pele. Este assunto podera subsidiar questoes nas disciplinas de Historia, Fisica, Lingua Portuguesa entre outras. Vamos registrar esta dica!! Boa prova. Professora Juliane Gomide