" A inquietude não deve ser negada, mas remetida para novos horizontes e se tornar nosso próprio horizonte."
Edgar Morin

segunda-feira, 5 de abril de 2010

EDUCACAO E RELACAO ETNICO - RACIAL



Desde a publicação da Lei 10.639/03 pelo poder executivo federal e sua regulamentação pelo Conselho Nacional de Educação, que garantiram a inclusão
do artigo 26 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação brasileira, as escolas e os professores, vêm sendo desafiados a incluir nos currículos, uma nova leitura sobre o lugar da África na história da humanidade e o papel dos afrodescendentes no Brasil, não mais estigmatizados e nem postos à margem da história oficial.
As novas diretrizes não estão mobilizando os professores somente na discussão de como incluir nos currículos o novo artigo da LDBEN, mas vão além, apresentam aspectos mais profundos do ponto de vista da formação docente e das subjetividades dos professores que exigem pensar uma perspectiva não mais tradicional de práticas de ensino, a partir de contextos multiculturais, onde se encontram questões referentes às identidades étnicas.
Estamos elaborando atividades variadas que permitam a discussao e elaboracao de sugestoes teoricas e metodologicas, que venham inserir no curriculo das escolas da rede de ensino do municipio de Goiania. Divulgaremos neste espaco, todas as referidas atividades, e aguardamos a participacao de todos os comprometidos com a igualdade e inclusao social dos grupos etnicorracias no ambito da escola.
Professora Juliane Gomide