" A inquietude não deve ser negada, mas remetida para novos horizontes e se tornar nosso próprio horizonte."
Edgar Morin

sábado, 10 de outubro de 2009

HOMENAGEM:CRIANCA FELIZ E A CANTAR E A QUE TEM DIGNIDADE PARA VIVER

PESQUISA DO IBGE - ENQUANTO QUE O FOCO E O PRESAL(ELEICOES 2010), SINONIMO DE FUTURA RIQUEZA, PRECICAMOS DE MAIS EDUCACAO E SAUDE JA!


















Os avanços obtidos no Brasil nos últimos anos ainda mantêm o país numa posição incômoda em relação a outro países. Ao cruzar os dados da síntese com informações da Organização das Nações Unidas, o IBGE detectou que a esperança de vida brasileira, de 73 anos, deixa o país atrás de nações como Costa Rica, Panamá, Equador e Venezuela.

Quase metade das crianças e dos jovens de até 17 anos estava em situação de pobreza ou extrema pobreza no ano passado, de acordo com estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Segundo o levantamento, intitulado Síntese dos Indicadores Sociais, 44,7 por cento das crianças e adoscelentes do país estavam na condição de pobreza ou pobreza extrema, o equivalente a cerca de 11 milhões de pessoas.

Pelos critérios da pesquisa, um pobre tem um rendimento domiciliar per capita de até meio salário mínimo por mês ao passo que o extremo pobre tem uma renda de até um quarto do mínimo. O salário mínimo em 2008 era de 415 reais.

O levantamento apontou que 18,5 por cento dos jovens de até 17 anos residiam em uma casa com renda per capita de até um quarto do salário mínimo e 26,2 por cento tinham uma renda por pessoa de até meio salário mínimo ao mês.

O IBGE detectou, no entanto, uma redução da pobreza na população de até 17 anos.

"A redução paulatina do nível de pobreza na segunda metade da década pode ser constatada também nas famílias com crianças e adolescentes", afirmou o IBGE. "Em 1998, 27,3 por cento das pessoas de até 17 anos viviam na condição de extrema pobreza e, em 2008, esse percentual diminuiu para 18,5 por cento."

A situação nas regiões menos desenvolvidas do país é mais grave. No Nordeste, 66,7 por cento das pessoas com até 17 anos vivem na pobreza ou na extrema pobreza ao passo que no Sudeste o contigente era de 31,5 por cento.
fonte: Reuters

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Barack Obama ganha prêmio Nobel da Paz


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi anunciado nesta sexta-feira como vencedor do prêmio Nobel da Paz.

Obama receberá o prêmio "por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos".

O comitê ressaltou os esforços de Obama para fortalecer organismos internacionais e promover o desarmamento nuclear.

Entre os outros nomes visionados para o prêmio estavam o ex-líder da oposição e premiê do Zimbábue Morgan Tsvangirai, o dissidente chinês Hu Jia, a ex-refém e ativista colombiana Ingrid Betancourt e a negociadora colombiana Piedad Cordoba.

Tudo bem..mas Ingrid Betancourt merecia. Nao entendi..mas quem disse que tenho que entender...
Prof. Juliae Gomide

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

EDUCACAO EM REFLEXAO


“De nada adiantam grandes descobertas se não tivermos cientistas e isto começa na base, no ensino fundamental. É a educação que dará soberania ao Brasil”
reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), professor Wolmir Amado/fonte: jornal O Popular/Goiania/10/09
Minha foto
GOIÂNIA, Goiás, Brazil