" A inquietude não deve ser negada, mas remetida para novos horizontes e se tornar nosso próprio horizonte."
Edgar Morin

terça-feira, 16 de junho de 2009

SENADO BRASILEIRO: ESCANDALO DOS ATOS SECRETOS




Sarney usa ato secreto para criar cargo para sobrinha.
Após escândalo dos atos secretos, Senado tira sobrinha de Sarney de gabinete de Delcídio.
No seu discurso Sarney se defende, anuncia medidas velhas, não anula atos secretos nem afasta diretores da Casa e diz: "A crise do Senado não é minha, a crise é do Senado".

O NOVO ENEM - ABAIXO PRONUNCIAMENTO DO MISNISTRO FERNANDO HADDAD

"A partir de hoje, estão abertas as inscrições do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio.
Todos já conhecem o Enem, a porta de entrada do Prouni, o programa de bolsas do governo federal que atende mais de meio milhão de estudantes.

Queremos ir além. Realizar o sonho acalentado por várias gerações de estudantes e mudar o processo de seleção para as universidades, substituindo o velho vestibular.

Você sabe que pelo processo tradicional, o estudante era obrigado a se inscrever em diversos vestibulares, cada um com um modelo específico, arcar com várias taxas de inscrição e deslocar-se pelo país, o que era estressante e pouco democrático.

Agora isso vai mudar.

Para que os institutos federais e as universidades públicas abandonassem o vestibular tradicional, mudamos o Enem, mantendo as suas características essenciais.

O exame continuará medindo as competências e habilidades do estudante do ensino médio, acabando com a cultura da decoreba, das fórmulas prontas e estimulando a capacidade de raciocínio.

E além disso terá questões de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Serão 45 questões de cada matéria em duas provas. Ciências da Natureza e Ciências Humanas no sábado dia 3 de outubro e Matemática, Português e redação no domingo dia 4.

Agora um aviso.

Os estudantes que se prepararam para o vestibular tradicional não precisam se preocupar. Você que está preparado para o vestibular está preparado para o novo Enem.
E quem estava pronto para o velho Enem também está para o novo Enem.

Das 55 universidades federais em todo o país, pelo menos 42 vão utilizar o novo ENEM de alguma forma para selecionar seus alunos.

Outra novidade. Cada aluno poderá com sua nota pleitear uma vaga em qualquer das universidades ou dos institutos federais, que participam do processo, independente do local do seu domicílio.

As inscrições vão até o dia 17 de julho e só poderão ser feitas pela internet no endereço (www.mec.gov.br/enem), com o número do seu CPF. Para os alunos que concluem o ensino médio em escolas públicas, a inscrição é gratuita.
Conheça mais sobre o novo ENEM e as outras ações do Plano de Desenvolvimento da Educação, o PDE, acessando o portal do MEC.

O objetivo do Ministério da Educação é melhorar o aprendizado dos estudantes do ensino médio e assegurar mais equilíbrio para todos no acesso ao ensino superior.

Boa noite!"
fonte:http://oglobo.globo.com/blogs/educacao

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Mahmoud Ahmadinejad X Um novo Ira




Posso afirmar que "Horas e Tempos Sombrios" ainda virao para Mahmoud Ahmadinejad.O Ira nao e mais o mesmo. As manisfestacoes populares contra uma suposta farsa eleitoral nesta ultima semana, e o primeiro episodio de agitacao social pos eleitoral desde a implantacao da Republica Islamica.
Manifestacoes populares mobilizam milhares de iranianos que disparam um grito de resistencia a fraude, ao golpe, o qual ecoa nos ceus mulcumalnos, elas sao significativamente historicas na recente Republica Islamica Iraniana.
O Clero Iraniano "pode" ter rachado e Ahmadinejad nao tem mais a unanimidade.
O poder do Irã está no clero de maneira muito mais arraigada do que o termo ‘teocracia’ sugere. Não é apenas que o aiatolá supremo e seus demais asseclas controlem o governo. Eles também controlam as indústrias, boa parte das terras. Controlam a Guarda Revolucionária, principal braço armado do governo, que ganha quase todas as licitações públicas abertas.
Os paises da Uniao Europeia e outros icones da politica internacional apoiam os protestos e manifestam repudio ao golpe.
O aiatolá Khamenei ja sente a pressao...
Nos apresenta um cenario de uma "revolucao de veludo". Atraves de uma analise historica no momento nao podemos afirmar se Ahmadinejad caira,podemos afirmar que o Ira nao e mais o mesmo,como o mundo a tempos nao e o mesmo.
Prof. Juliane Gomide ( Prof. de Historia Contemporanea)