" A inquietude não deve ser negada, mas remetida para novos horizontes e se tornar nosso próprio horizonte."
Edgar Morin

sexta-feira, 20 de março de 2009

SEM BLINDAGEM...E UMA MAROLINHA...

Brasil se junta às economias que terão "forte desaceleração", diz OCDE

O Brasil passou a integrar, com os demais Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China), o conjunto dos países que terão uma "forte desaceleração" em suas economias, segundo dados divulgados pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

"O cenário continuou a se deteriorar entre as principais economias não-integrantes da OCDE, principalmente no Brasil, que agora se junta à Rússia, à Índia e à China no grupo dos que sofreram uma forte desaceleração", diz a organização.
Mas é óbvio que existe o lado bom da crise... sobre esta tematica estarei elaborando meu novo artigo. Aguardem!

VOLTANDO AO MES DE DEZEMBRO QUANDO PUBLICAMOS ESTE ARTIGO...CONFIRA AGORA O QUE EXPLICITAMOS NAQUELA OPORTUNIDADE

Artigo
Juliane B. Gomide

Divulga-se no momento pesquisas que apontam o alto índice de popularidade do Presidente Lula e por detrás desta aprovação divulgada pelos Institutos de Pesquisa, sem menosprezar as amostras consultadas, estes resultados ou diagnósticos são uma virose passageira, a qual já foi uma bactéria mortífera para os letrados deste País.


É bem verdade que o governo do presidente Luiz Inácio da Silva tem estabelecido um divisor nas tendências de governabilidade do Estado Brasileiro entre os anos da implantação da redemocratização e os anos das implementações da redemocratização (últimos oito anos).

A sua atuação como mandatário do poder executivo é notável, mesmo que seja público que se dá sob orientações da Ministra Chefe da casa Civil(CANDIDATA A PRESIDENCIA - DIZEM EXTRA OFICIAL...EU DIGO OFICIAL). De tal empenho da ministra decorre uma inegável competência de articulação política frente aos seguimentos internos e externos do poder de e para o Estado, o que deixou a desejar nos últimos governos do período de implantação da redemocratização.

A ação desta atuação ocorre tanto no campo interno do Estado como nas políticas desenvolvidas no âmbito internacional, estas últimas, um sucesso de bilheteria, tendo como foco principal a demonstração de qualificação do Brasil, como sendo o grande emergente da vez, para debater e atuar frente os desafios contemporâneos, que por hora são estonteantes diante das previsões norteadas pelos estudiosos econômicos e sociais.

Em nossos estudos nos deparamos com a conclusão: jamais houve um Brasil com um “papel de coadjuvante” no cenário internacional tão bem estruturado e respeitado.

O que se deve interpor e posicionar, neste momento é sobre a atuação interna do Presidente Lula, sua popularidade em alta e a verdade ou realidade que acerca estes índices divulgados, e como é útil aos interesses do Poder.

Como notável articulador político e disciplinado aprendiz de metodologia para práxis neoliberal, tendo como professora a Ministra Dilma ( CANDITADA PREFERIDA ), nem tudo é aprovação, sendo que o que se percebe é uma reprovação do sétimo para o oitavo ano, devido baixo rendimento na elaboração e construção de políticas sociais estruturais, eficazes e justas.

Utiliza-se de sua boa intenção e da sua sensibilidade cristã para com os “desprovidos”, o que jamais desconsideraríamos, além das experiências como proletário e a invejável liderança, a qual trás da suas raízes nos movimentos operários, mas, infelizmente, porém, sendo também, mais um a ser consumido pelo o ranço republicano do populismo e do assistencialismo, que contagia, além de estar cercado pelos poderes autônomos da República tão corruptos quanto o qual ele representa.

A popularidade do presidente se dá em um momento de mobilidade social. O fato é que a massa miserável saiu da faixa de miserabilidade, não toda, óbvio, e novos extratos sociais surgem.

Os desprovidos, os descamisados, os miseráveis, seja qual for o adjetivo que politicamente se estabeleceram nas retóricas e discursos políticos do período de construção redemocrática, estes “homens” adquiriram um pouco mais de notabilidade política: ter cidadania (afinal se tornam eleitores).

A classe baixa se tornou classe média baixa; a classe média baixa relativamente se estabelece no mesmo patamar da classe média média, e assim por diante. Mas isto é muito bom; muitos podem concluir; realmente nada mal se não fosse o pragmatismo utilitarista.

Mobilidade Social é bem vinda, mas neste caso esta sendo emblemático como elemento contributivo na instituição de um Estado de Direito. Abrimos uma aspa... “ a classe média sempre atuou no apressamento das mudanças políticas do país” – será que isto não faz parte de uma articulação política? Óbvio que sim e muito bem articulada.

Ocorre que a classe média média - configuração social anterior - “achatou”, virou recheio sem graça (sem expressão) do sanduíche social, devido às várias nuances político - econômicas que foram se efetivando. A classe média mais uma vez pagou o pato.

Não podemos deixar de realçar que neste extrato social, que virou recheio, estão inseridos em sua grande maioria nossos colegas: agentes intelectuais experientes ou letrados competentes. Vários profissionais de todas as áreas do conhecimento, com graduação e pós-graduação, hoje, muitos desempregados, (é estatístico – para esses os institutos de pesquisa não questionam sobre o governo do Presidente Lula) que são mão de obra qualificada, mas, porém, dispendiosa.

Intelectuais desempregados, desprovidos de dignidade, conhecedores da constituição cidadã e os princípios que norteiam os direitos fundamentais do homem, ficam e estão a mercê da ajuda financeira de familiares, afinal eles não têm direito aos benefícios da Lei 10.836/2004, que instituiu a Política Social articuladora da Bolsa Família.

Os nossos colegas devaneiam e choram ao pensar: “... mas, e a minha linha de pesquisa a qual eu desenvolvo?”... “E o projeto de devolução social que eu coordeno na Universidade para os educadores das escolas rurais e comunidades indígenas, na qual inclusive estão as da Raposa Terra do Sol?”... “E o Projeto Amazônia Sustentável para o Ministério do meio Ambiente, o qual participei da elaboração e me preparo para execução?... “e nosso Trabalho Científico premiado, o qual seria apresentado na ONU, representando o nosso País: “como” e “por que” o Brasil “auxilia” o combate a fome na África”?...” os avanços da medicina brasileira nas pesquisas sobre células tronco que iniciamos mesmo com enormes dificuldades de todas os matizes?”...” e o Congresso Nacional para Prevenção e Combate a Dengue, o qual nos solicitou para coordenar?”...” e o fórum de palestras sobre a inclusão digital no Brasil x o alto índice de analfabetismo funcional não mais irá ocorrer?”...” perdemos o emprego ““!!!!. Mudanças acontecem.

No momento,'lógico', ainda, haverá a manutenção do alto índice de popularidade do presidente lula.
Os efeitos da crise mundial estão aqui, pode não ser sentidos por muitos 'dormentes', mas está sendo inspirada pelo ar quente, dolorido, sombrio das demissões por muitos trabalhadores.

A Capanha Eleitoreira já começou em grande estilo: Encontro de Prefeitos e 'sua prole' em Brasília, financiado pelo Tio Lula e Tia Dilma, com o saldão positivo de impostos que pagamos, afinal o Brasil é considerado um recordista em carga tributária.

Estamos ficando capengas de tanto defender: a efetivação de políticas públicas para a família brasileira como um todo; que o Estado não gastasse tanto – temos a maior dívida interna de todos os tempos; e o que se propaga que já se pagou a dívida externa, não se confere com a realidade dos fatos, pois sabemos que o que ocorreu foi uma reestruturação da mesma.

Colocarmos-nos diante de um pragmatismo dialético. É evidente que jamais estaríamos contra a aplicação do justo, do que pudesse proporcionar a matar a fome de famintos de dignidade, de liberdade e de igualdade de direitos para homens, mulheres e crianças, violentados pela disseminação contagiosa da corrupção que os tiram à verdadeira liberdade.

Definitivamente não queremos perpetuar em nós a dor que demonstra o nosso grande literato Machado de Assis quando diz: ”... Eu sinto a nostalgia da imoralidade”.
Finalizamos esclarecendo, para melhor reflexão dos leitores de que o Pragmatismo por nós referido acima “... aborda o conceito de que o sentido de tudo está na utilidade - ou efeito prático - que qualquer ato, objeto ou proposição possa ser capaz de gerar algo. Uma pessoa pragmática vive pela lógica de que as idéias e atos de qualquer pessoa somente são verdadeiros se servem à solução imediata de seus problemas. Nesse caso, toma-se a Verdade pelo o que é útil naquele momento exato, sem consequências”.

A DÍVIDA PÚBLICA DEVE SER DICUTIDA EM PROFUNDIDADE PELO MAIOR NÚMERO DE PESSOAS


“A discussão da dívida pública foi incorporada ao repertório do cidadão comum, que passou a perceber os perigos contidos no descontrole das finanças públicas. O fato de as agências de avaliação de investimento e a grande imprensa darem destaque a essa variável contribuiu para que ela ganhasse relevo na agenda nacional, junto com o debate sobre o desenvolvimento sustentável e a justiça social.

A política econômica, é vista muitas vezes, de forma equivocada, como seara exclusiva de ação do Poder Executivo. Ao contrário as grandes diretrizes das políticas monetária e fiscal constituem competências compartilhadas entre os Poderes instituídos pelo Estado e é assunto de ordem histórica, jurídica, sociológica, e outros, devendo haver uma desejável convergência de visões sobre elas.

A dívida pública brasileira precisa ser discutida em profundidade e de forma acessível ao maior número de pessoas, pois só dessa forma poderão surgir soluções satisfatórias e duradouras".

Fonte: Dívida Pública Brasileira / relator Deputado Félix Mendonça - Camara dos Deputados 2004

Estou concordante com o exposto acima pelo deputado...mas somente soluções satisfatórias? "Estrondoso" eufemismo na retórica do relator....A dívida pública deve não somente ser discutida pela sociedade, bem como tem a obrigação de reclamar por uma solução eficaz, justa, ética para que o lixo da pobreza e miserabilidade de seres humanos, que nelas adormecidos, não somente tenham a opção de trocar votos pelo programa bolsa família ou continarem se alimentando da corrupção implacável estabelecida nos bastidores dos poderes do Estado. Juliane Gomide

VISITEM O NOSSO SITE LITERARIO: http://sites.google.com/site/dividabrasileira

quinta-feira, 19 de março de 2009

ESTA SERVINDO A QUEM O MINISTRO DO STF_ DEMARCAÇÃO RAPOSA TERRA DO SOL


Marco Aurélio Mello diverge dos demais ministros e vota por nulidade da ação.
O Ministro do STF Marco Aurélio apontou ontem várias irregularidades que teriam sido cometidas durante o julgamento da ação que contesta o processo de demarcação. Entre esses problemas estariam a falta de citação do presidente Lula e do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que assinaram o decreto de homologação da reserva, das etnias indígenas interessadas no caso, dos fazendeiros que têm títulos de propriedade na região, do Estado de Roraima e dos municípios de Uiramutã, Pacaraima e Normandia, que são atingidos pela demarcação.

Na discussão do mérito, o ministro afirmou ser favorável à "demarcação correta. "E esta somente pode ser a resultante de um devido processo legal, mostrando-se imprópria a prevalência, a ferro e fogo, da óptica do resgate de dívida histórica, simplesmente histórica - e romântica, portanto, considerado o fato de o Brasil, em algum momento, haver sido habitado exclusivamente por índios", afirmou. Segundo ele, os dados econômicos demonstram a importância da área para a economia do Estado e a relevância da presença dos fazendeiros na região.

"Difícil é conceber o chamado fato indígena, a existência de cerca de dezenove mil índios em toda a extensão geográfica da área demarcada - uma área doze vezes maior que o Município de São Paulo, em que vivem cerca de onze milhões de habitantes. Para mim o enfoque até aqui prevalecente soa desproporcional a discrepar, a mais não poder, da razoabilidade. E tudo, repito à exaustão, resultando de um processo demarcatório cujos elementos coligidos se mostram viciados, como se não vivêssemos em um Estado de Direito", disse. Marco Aurélio afirmou que "a demanda dos índios é por postos de saúde e não por pajés".

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

NOTICIA DO DIA: 190 diretores no Senado Brasileiro.

medida de emergencia: Sarney assina com a Fundação Getúlio Vargas protocolo de intenções para modernizar o Senado

CAMINHOS DA TRANSPARENCIA

Esta obra corresponde à adaptação, às condições brasileiras, do Source Book da Transparency International. Foi elaborada por uma equipe de voluntários formada por especialistas de diversas áreas. Os textos que a compõem cobrem os principais pilares do Sistema Nacional de Integridade, o arcabouço no qual se desenvolvem as atividades de combate à corrupção empreendidas pela Transparency International e pela Transparência Brasil.

Caminhos da transparência foi publicado pela Editora da Universidade Estadual de Campinas.

Vale a pena realizar uma leitura reflexiva.

fonte: http://www.transparencia.org.br
Minha foto
GOIÂNIA, Goiás, Brazil