" A inquietude não deve ser negada, mas remetida para novos horizontes e se tornar nosso próprio horizonte."
Edgar Morin

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Mahmoud Ahmadinejad X Um novo Ira




Posso afirmar que "Horas e Tempos Sombrios" ainda virao para Mahmoud Ahmadinejad.O Ira nao e mais o mesmo. As manisfestacoes populares contra uma suposta farsa eleitoral nesta ultima semana, e o primeiro episodio de agitacao social pos eleitoral desde a implantacao da Republica Islamica.
Manifestacoes populares mobilizam milhares de iranianos que disparam um grito de resistencia a fraude, ao golpe, o qual ecoa nos ceus mulcumalnos, elas sao significativamente historicas na recente Republica Islamica Iraniana.
O Clero Iraniano "pode" ter rachado e Ahmadinejad nao tem mais a unanimidade.
O poder do Irã está no clero de maneira muito mais arraigada do que o termo ‘teocracia’ sugere. Não é apenas que o aiatolá supremo e seus demais asseclas controlem o governo. Eles também controlam as indústrias, boa parte das terras. Controlam a Guarda Revolucionária, principal braço armado do governo, que ganha quase todas as licitações públicas abertas.
Os paises da Uniao Europeia e outros icones da politica internacional apoiam os protestos e manifestam repudio ao golpe.
O aiatolá Khamenei ja sente a pressao...
Nos apresenta um cenario de uma "revolucao de veludo". Atraves de uma analise historica no momento nao podemos afirmar se Ahmadinejad caira,podemos afirmar que o Ira nao e mais o mesmo,como o mundo a tempos nao e o mesmo.
Prof. Juliane Gomide ( Prof. de Historia Contemporanea)

Nenhum comentário:

Minha foto
GOIÂNIA, Goiás, Brazil