" A inquietude não deve ser negada, mas remetida para novos horizontes e se tornar nosso próprio horizonte."
Edgar Morin

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

MEU DESABAFO - TV GLOBO: DESCONSTRUIR A LITERATURA DE MACHADO???

Li no site do Uol - Pop Tevê o seguinte informativo:
"A partir desta terça (09), Capitu, enigmática personagem da obra de Machado de Assis, vai aparecer toda tatuada na série homônima da Globo. Como se isso não bastasse, todos os momentos da personagem serão embalados por uma mistura de rock pesado e de música clássica. O escolhido para realizar tal proeza é o polêmico diretor Luiz Fernando Carvalho, que se baseou no romance "Dom Casmurro" para criar uma Capitu moderna. "Quero desconstruir a imagem de que a literatura de Machado é sisuda. Ela é atual, moderna, atemporal", diz Carvalho, referindo-se à segunda série do projeto "Quadrante", que tem como objetivo retratar regiões brasileiras através de obras literária transformadas para a tevê".

Desconstruir a imagem da literatura de Machado de Assis é uma audácia, para não posicionarmos com mais veemência e dizer que chega a ser uma ousadia desrespeitosa.
A Literatura Machadiana nunca foi sisuda, mas sim retratada em um contexto vivenciado pelo ilustre literata. Se esta Mini-Série será sucesso de audiência, não importa,o que nos entristece é que nos cem anos de Machado, o mínimo seria preservar a linhagem literaria deste mestre, possibilitando milhares de brasileiros, clientes globais, iniciarem a construção de uma identidade cultural a partir da mais rica memória literária mundial que é a Machadiana, e não desconstruí-la. Enfim o que vale são quantos pontos a emissora atingirá no IBOPE.Prof. Juliane Gomide
Minha foto
GOIÂNIA, Goiás, Brazil